Central Nacional Unimed debate saúde ocupacional e acidentes de trabalho

O Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho — depois da China, Estados Unidos e Rússia. São 2,5 mil óbitos provocados por este tipo de acidente no país. “Governantes e operadoras de planos de saúde têm de atuar juntos para mudar esta realidade, pois, além dos avanços em emprego e renda, os trabalhadores brasileiros devem ter mais saúde e qualidade de vida”, propõe Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.

A operadora nacional do Sistema Unimed realizará, entre os próximos dias 24 e 25, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, o Seminário Nacional Unimed de Saúde Ocupacional e Acidente de Trabalho 2012.

Akl defende que as operadoras de planos de saúde prestem assistência médica em saúde ocupacional e acidentes de trabalho sem entraves legais e burocráticos, como os que decorrem da Resolução Normativa 211, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Antes dessa RN, a cobertura de serviços relacionados a medicina do trabalho não fazia parte do rol de procedimentos obrigatórios estabelecido pela agência. “Nossa atuação ficou muito restrita, e isso prejudica os trabalhadores e as empresas, pois limita a oferta desses serviços pelas operadoras de planos de saúde.”
Programação

Itiberê Rocha Machado, coordenador de Saúde Ocupacional e Acidente de Trabalho da CNU, explica que o Seminário terá vários focos, para abranger os interesses de centenas de profissionais das cooperativas Unimed, em sua maioria dirigentes e especialistas em medicina do trabalho.
• Jurídico e legal (Como o médico da Unimed deve se preparar para auxiliar nos processos judiciais — Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário; Aspectos jurídicos em Saúde Ocupacional e Acidentes de Trabalho, Perfil Profissiográfico Previdenciário e aposentadoria especial para cooperados; Exames admissionais e demissionais nas empresas, como minimizar os riscos de condenação em ações futuras; Modificações das Resoluções Normativas 211 e 262);

• Medicina (Controle médico de trabalhadores expostos à radiação ionizante a gases anestésicos);
• Casos de sucesso (“Como eu faço” Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; “Como eu faço” Departamento de Saúde Ocupacional na minha Unimed);
• Institucional (Governança corporativa e gestão de risco).