Fábrica da SGD no Brasil é referência em segurança

A unidade da indústria de vidros SGD no Brasil atingiu uma marca em seus índices de segurança no trabalho que a tornou referência para todo o grupo no mundo neste segmento. São mais de quatro anos sem acidentes com afastamento — o último ocorreu em novembro de 2007 na filial.

Empresa de origem francesa e com onze plantas em seis países, a SGD conta hoje com mais de 600 funcionários em sua fábrica de São Paulo. A equipe de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da unidade é formada por engenheiro, técnicos e auxiliares técnicos.
Acompanhamento constante

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para seus funcionários, prestadores de serviços e fornecedores, a empresa promove treinamentos, campanhas, inspeções e acompanhamento de atividades de risco. A SGD Brasil é certificada pela OSHAS 18.001, base do seu sistema de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional.
As lideranças fabris exercem um papel fundamental no sistema de gestão. Em cada uma de suas áreas, dão o exemplo, acompanham e operacionalizam a segurança com o uso de diferentes ferramentas para conscientizar, controlar o risco e analisar a realidade. Cada uma dessas ferramentas possui um formulário específico. No final de cada mês os resultados dessas ferramentas são tabulados e avaliados, podendo se transformar em ações preventivas e corretivas a serem tomadas nas áreas. Em caso de identificação de risco com potencial de gravidade alto são tomadas ações imediatas.
Todas as atividades que são classificadas como fora da rotina exigem uma ATE – Autorização de Trabalho Especial, que visa diminuir a probabilidade de falhas e acidentes. A liberação da ATE e acompanhamento dos trabalhos são realizados pelos técnicos de segurança da SGD, que acompanham as atividades a fim de tornar mais segura a realização dos trabalhos.

A empresa implantou também o Programa OPA – Observe, Planeje e Aja, procedimento que visa antecipar o planejamento dos trabalhos, identificar possíveis riscos envolvidos e tornar a realização da atividade segura. “Esse programa cria um ambiente onde segurança é prioridade de todos”, declara Cecília Amendola, coordenadora do departamento de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da SGD Brasil.
Troca de experiências

Ao longo do ano o Diretor Mundial de Segurança da SGD audita todas as unidades do grupo, inspecionando as instalações e verificando o atendimento às normas coorporativas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente.

Para reforçar ainda mais a troca de experiências entre todas as plantas, notícias e ações da área de segurança de todas as unidades do grupo são compartilhadas na intranet da SGD.Nesse intercâmbio de informações, a unidade do Brasil da SGD se destacou entre as demais plantas do grupo por suas boas práticas e resultados em segurança e se tornou tema de um vídeo exibido em todas as unidades de empresa no mundo durante o 2º Dia Mundial de Segurança da companhia. No filme, o Diretor Industrial da SGD Brasil, Ronaldo Gomes, relata as ações realizadas para atingir e manter este nível de segurança em suas operações.